A metacognição refere -se à capacidade de um aluno de mostrar consciência, refletir e direcionar seu processo de pensamento eficientemente para o aprendizado. À medida que o conceito de metacognição cresce em popularidade e as pesquisas em torno de ele se ampliam, os professores da escola primária se tornaram cada vez mais interessados em desenvolver e melhorar essas habilidades em seus alunos mais jovens.
Livro de oficinas de professores de metacognição
Então, que técnicas eles podem empregar? Como melhorar a metacognição em estudantes de idade primária?
Pesquisa-par-parada
As pesquisas demonstraram que uma maneira eficaz de desenvolver habilidades metacognitivas nos alunos do ensino fundamental é aprimorar suas habilidades de solução de problemas usando o método de cena para pares de pares.
Ao usar esse método, os alunos recebem um problema, antes de ter algum tempo para trabalhar sozinho para tentar apresentar uma resposta adequada. Os alunos são então incentivados a fazer parceria e falar sobre sua resposta, antes de uma discussão em toda a classe guiada pelo professor.
Definição de objetivos
Outra maneira pela qual as crianças do ensino fundamental podem melhorar suas habilidades metacognitivas é Camisola Atletico Mineiro através da definição de metas. Nas escolas primárias, é provável que isso envolva a análise de trabalhos anteriores para feedback e trabalhar através de um processo que os leva a definir objetivos desafiadores, mas razoáveis. O objetivo aqui é eventualmente andaimes de volta o apoio do professor, para que os alunos possam usar essa técnica.
Modelar processos claros de pensamento
A pesquisa mostrou que os alunos da escola primária têm muito mais probabilidade de aprimorar suas habilidades metacognitivas se forem mostradas como as técnicas podem ser usadas (por exemplo, orientação de passo a passo) e informado dos benefícios.
Outras pesquisas mostraram que o uso de um programa de computador que oferece problemas de matemática acompanhados por uma estrutura passo a passo clara (ou seja, ‘eu leio com cuidado, faço um plano, verifico minha resposta, o que aprendi?’) É efetivo Ao aprimorar as habilidades metacognitivas dos alunos. Essa técnica aumenta a possibilidade de resolver o problema corretamente e monitorar seus processos de pensamento.
Faça os alunos manter um diário de aprendizado
Uma das habilidades metacognitivas essenciais que os professores da escola primária devem querer desenvolver é o auto-monitoramento, o que pode ser melhorado pedindo aos alunos que mantenham um diário. Manter um diário é um método eficaz, pois permite que os alunos registrem idéias de suas lições, o que implica que eles podem acompanhar seu aprendizado e conectar o conhecimento obtido em uma lição com idéias e aprendizado anteriores.
Auto-reflexão
A pesquisa mostrou que as habilidades metacognitivas dos alunos da escola primária podem ser aprimoradas, incentivando -os a refletir sobre seu aprendizado. Uma maneira pela qual isso pode ser alcançado é solicitar aos alunos que escrevessem cartas para os alunos do próximo ano, descrevendo o que aprenderão, alguns dos possíveis desafios que podem enfrentar e qualquer orientação que tenham. Escrever essas cartas deve permitir que os alunos considerem seu desenvolvimento pessoal e o conhecimento que adquiriram, além de melhorar suas habilidades de escrita.
Envolvimento externo
Pesquisas recentes demonstraram que as intervenções metacognitivas são muito mais eficazes e resultam em maiores resultados acadêmicos se forem direcionados por pesquisadores e não pelos professores. No Camisola Catari entanto, se os professores precisam executar programas metacognitivos, algumas das técnicas acima devem ajudar.
Pensamento final
A pesquisa mostrou que, com a implementação das técnicas e práticas apropriadas, os professores podem desenvolver e melhorar as habilidades Camisola AS Monaco metacognitivas entre os alunos primários. Ser capaz de executar e aprender essas habilidades em tenra idade só pode ser uma coisa positiva, pois permitirá que esses alunos colham os benefícios dentro e fora da sala de aula por um longo período de tempo.